terça-feira, 13 de abril de 2010

Alfabetização





Alinhar ao centro

Dados da Aula:

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

Com está aula os alunos além de se apropriar do código da escrita eles perceberão a importância das frutas para a nossa saúde e suas vitaminas.

DURAÇÃO DA AULA.

Duração de 2 aulas de 45 minutos.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO:

Não precisa ter conhecimentos prévios.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA

Cantar a musica das vitaminas:

MÚSICA: ( melodia ciranda, cirandinha )

Eu sou forte, forte, forte,

Como fruta pra valer,

Eu sou forte, forte, forte

Eu quero crescer.

Nos sorvetes nas saladas de frutas,

Sucos ou vitaminas,

A fruta é o doce alimento da natureza,

Da água na boca de meninos e meninas,

É o gostoso complemento na sobremesa.




Banana, melancia e maçã,

Morango, uva e abacaxi,

Pêssego,laranja e cereja,

Com cobertura de groselha ou chantili

Eu sou forte, forte, forte,

Como fruta prá valer.

Atividades:



*Colocar no painel a letra da música. VITAMINAS e cantar.


* Entregar para cada aluno uma folha com a letra música. E pedir para eles identificar os nomes das frutas que consta na música.


  • Dados da Aula:

    O que o aluno poderá aprender com esta aula:

    Com está aula os alunos além de se apropriar do código da escrita eles perceberão a importância das frutas para a nossa saúde e suas vitaminas.



    DURAÇÃO DA AULA.

    Duração de 2 aulas de 45 minutos.



    CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO:

    Não precisa ter conhecimentos prévios.



    ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA

    Cantar a musica das vitaminas:

    MÚSICA: ( melodia ciranda, cirandinha )


    Eu sou forte, forte, forte,

    Como fruta pra valer,


    Eu sou forte, forte, forte


    Eu quero crescer.



    Nos sorvetes nas saladas de frutas,

    Sucos ou vitaminas,

    A fruta é o doce alimento da natureza,

    Da água na boca de meninos e meninas,

    É o gostoso complemento na sobremesa.




    Banana, melancia e maçã,

    Morango, uva e abacaxi,

    Pêssego,laranja e cereja,

    Com cobertura de groselha ou chantili

    Eu sou forte, forte, forte,

    Como fruta prá valer.

    Atividades:



    *Colocar no painel a letra da música. VITAMINAS e cantar.


    * Entregar para cada aluno uma folha com a letra música. E pedir para eles identificar os nomes das frutas que consta na música.


    • E pedir para pintarem com lápis colorido o nome das frutas que aparecem na música.


    *Cantar novamente a música.

    * Pedir para eles copiar no caderno o nome das frutas que eles coloriram na música.


    * Entregar para eles o desenho das frutas para colorir.


    *Construir uma lista de frutas que a família costuma consumir.



    * O professor recolhera a lista e juntamente com os alunos,fará uma única lista das frutas mais consumidas e será feita a leitura com a turma no quadro.


    Sugestões:

    * Criar uma nova melodia, fazer um piquenique com a turma.

    * Fazer uma vitamina com os alunos para ressaltar a importância das frutas.

    * Criar um jogo da memória, com as frutas que apresenta na musica.

    * Avaliação: a avaliação será durante a aula observando a participação e o interesse de cada aluno.


    E pedir para pintarem com lápis colorido o nome das frutas que aparecem na música.


*Cantar novamente a música.

* Pedir para eles copiar no caderno o nome das frutas que eles coloriram na música.


* Entregar para eles o desenho das frutas para colorir.


*Construir uma lista de frutas que a família costuma consumir.



* O professor recolhera a lista e juntamente com os alunos,fará uma única lista das frutas mais consumidas e será feita a leitura com a turma no quadro.


Sugestões:

* Criar uma nova melodia, fazer um piquenique com a turma.

* Fazer uma vitamina com os alunos para ressaltar a importância das frutas.

* Criar um jogo da memória, com as frutas que apresenta na musica.

* Avaliação: a avaliação será durante a aula observando a participação e o interesse de cada aluno.


3 comentários: